Osteoporose
- Janaina Ornelas

- 9 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2020

A osteoporose nada mais é do que a diminuição da densidade do osso, ou seja, o osso fica mais poroso, perde resistência, o que propicia as fraturas. A primeira etapa da degeneração é chamada de osteopenia e quando agrava, é chamada de osteoporose.
Essa condição é mais comum nas mulheres, pois as mudanças hormonais interferem na perda e no ganho de massa óssea. Porém, vários fatores podem contribuir, como problemas renais, endócrinos, medicamentos, tabagismo, envelhecimento, álcool, diabetes, entre outros.
Mas, os principais desencadeadores do problema são a carência de cálcio e de vitamina D, o sedentarismo e a predisposição genética. Então, tanto para tratar como para prevenir, é imprescindível a ingestão de cálcio, seja na alimentação ou por suplementos, a vitamina D, considerando o banho de sol diário e a suplementação e o exercício de médio impacto, pois tudo isso estimula a formação óssea, melhorando a condição dos ossos.
A osteoporose é silenciosa e não apresenta sintomas. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, quando tem a deformação de ossos ou acontece uma fratura, onde as mais comuns são na coluna e no fêmur.
A confirmação da doença é com o exame de densitometria óssea, onde permite ver o osso por dentro e medir sua densidade mineral. Quando já diagnosticada, alguns medicamentos podem ser sugeridos para conter a perda da massa óssea, assim como ajustes na dieta, na vitamina D e nos exercícios.

Nossos ossos estão constantemente em processo de renovação, por isso, eles conseguem se reconstituir quando temos uma fratura, e também, com o devido tratamento, a formação óssea pode melhorar e a osteoporose diminuir ou até acabar.
Se quiser ajuda para não ter ou para melhorar sua osteoporose, me manda uma mensagem, estou aqui para te ajudar!
Agora que já sabe de tudo, compartilhe esse post com aquela pessoa que você quer ver bem e com qualidade de vida!
.png)




Comentários